GURDJIEFF TERMOS — ASSOCIAÇÕES
VIDE: FLUXO DE ASSOCIAÇÕES; MENTAÇÃO
— RBN II-29
Decidi dizer-te tudo sobre eles de tal maneira que deveria ser cristalizado em ti para teu futuro associações-esserais requeridas pelos chamados Egoplastikoori
Cada parte dessa figura alegórica dá a cada membro de nossa sociedade em todas as partes independentemente associativas de sua presença comum, seja, corpo, pensamentos e sentimentos, um choque para associações correspondentes
Tinha finalmente atingido liberdade completa de todas as associações corporais e espirituais das impressões da vida ordinária (Ashiata Shiemash)
de tempos em tempos quando cessam conscientemente de atualizar o dever-esseral-Partkdolg, graças somente aos resultados do quais o que é chamado mentação comparativa sã assim como a possibilidade de manifestação ativa consciente podem surgir nos seres a partir de várias associações, e do tempo quando seus cérebros separados associando agora bem independentemente, começam engendrando em uma e a mesma presença comum três impulsos-esserais de diferentes fontes, então eles adquirem três personalidades nada tendo em comum uma com outra.
Para valorizar as relações e os valores existentes em contextos semelhantes, é necessário ler em profundidade o sentido, a natureza e as propriedades das coisas e dos seres, pois no jogo das semelhanças, das similitudes e dos confrontos associativos:
— Cada imagem tende a evocar aquelas que lhe são semelhantes: lei do contraste. E assim surgem as representações de anão — gigante; calor — frio; moda de hoje e de ontem.. .
— Cada imagem tende a evocar aquelas que por qualquer motivo a ela uma vez estiveram associadas: lei da contiguidade, como fumaça e fogo; neve e uma sensação de frio; estação e viajantes…
— Cada imagem tende a evocar sempre, entre aquelas que lhe são conexas, a que se reveste de maior interesse para o indivíduo: lei do interesse. Uma bandeira faz vibrar um soldado; um quadro, um artista; um selo, um colecionador. . .
A semelhança e a equivalência de valores e de relações entre as coisas existentes compõem um quadro sugestivo e relevante cuja função se explicita na vinculação de elementos comuns a realidades distintas, por meio da lógica do raciocínio por analogia. (FREI SANDRO GRIMANI — A LINGUAGEM SIMBÓLICA A SERVIÇO DA VIDA ESPIRITUAL EM S. JOÃO DA CRUZ)