GURDJIEFF TERMOS — MENTAÇÃO
VIDE: SANIDADE
A mentação ativa em um ser e os resultados úteis de tal mentação ativa são em realidade atualizados exclusivamente somente com os funcionamentos de igual-grau de todos as suas três localizações dos resultados espiritualizados em seu presença, chamados centro-pensante, centro-senciente, e centro-motor.
Em cada Ente Tricerebral, pode haver dados cristalizados para três espécies independentes de mentação-esseral, a totalidade dos resultados engendrados dos quais expressam a gradação de sua Razão. (RBN III-46)
O processo da mentação de cada criatura, especialmente o homem, flui exclusivamente de acordo com a lei de associação. (RBN I-1)
[…] o homem tem em geral duas espécies de mentação: mentação por pensamento, nos quais as palavras, sempre possuindo um sentido relativo, são empregadas; e a outra espécie, que é própria a todos os animais assim como ao homem, mentação por forma.
A segunda espécie de mentação, ou seja, «mentação pela forma», pela qual, falando estritamente, o sentido exato de todo escrito deve ser também percebido, e depois de confrontação consciente com informação já possuída, ser assimilado, é formada nas pessoas dependendo das condições de localização geográfica, clima, tempo, e, em geral, de todo ambiente no qual o surgimento do dado homem procedeu e no qual sua existência fluiu até à maduridade.
Assim sendo, nos cérebros das pessoas de diferentes raças e condições habitando em diferentes localidades geográficas, são formadas sobre uma e mesma coisa ou até ideia, um número de formas bastante independentes, que durante o funcionamento, ou seja, associação, evocam em seu ser alguma sensação ou outra que subjetivamente condiciona uma figura definida, figura a qual é expressada por esta, aquela ou aquela outra palavra, que serve somente para sua expressão subjetiva exterior.
Eis porque cada palavra, para a mesma coisa ou ideia, quase sempre adquire para as pessoas de diferentes localidades geográficas e raça um muito definida e inteiramente diferente assim por dizer «conteúdo interior». (RBN I-1)
Devo expôr meus pensamentos intencionalmente em tal sequência e com tal confrontação lógica que a essência de certas noções reais podem automaticamente ir para dentro do subconsciente e aí provocar resultados que um homem deveria ter de sua própria mentação consciente. (RBN I-1)
Apesar de teres sido criado tricerebral com possibilidades de uma mentação lógica, entretanto não usas esta propriedade sagrada de ti para o propósito para o qual foi preordenado, mas manifestas ela como astúcia. (RBN I-19)
Dever-esseral-Partkdolg, graças somente aos resultados do qual o que é chamado sã mentação comparativa assim como a possibilidade de manifestação consciente ativa pode surgir em seres de várias associações. (RBN II-30)
Posto que é impossível para todos os entes tricerebrais existir sem o processo de mentação e posto que teus favoritos querem ter a possibilidade de indulgenciar em seu maléfico deus auto-calmante eles então gradualmente e muito eficientemente acostumam a eles mesmos que uma espécie de pensamento deveria proceder nelas puramente automaticamente, inteiramente sem a participação de qualquer esforço-esseral próprio deles; seus pensamentos fluem em todas sem qualquer exerção intencional de qualquer parte que seja de suas presenças. RBN III-43)