GURDJIEFF TERMOS — ALIMENTO ESSERAL
Substâncias de três-fontes adentram as presenças comuns dos entes tricerebrais para sequente transformação, e assim são denominadas alimentos-esserais.
Aquelas substâncias que, no caminho de sua retornante ascensão evolucionária do sagrado «Ashagiprotoëhary» — i.é., do último Stopinder do Sagrado Heptaparaparshinokh fundamental em direção ao Mui Mui Santo Protocosmo — foram transmitidas com a ajuda de seu próprio planeta ele mesmo em correspondentes formações sobre-planetárias, e nos entes tricerebrais adentram para transformação posterior como seu «primeiro alimento-esseral», que é sua comida e bebida ordinárias.
Mas aquelas substâncias de segunda-fonte que, sendo obtidas das transformações de seu próprio sol e de todos os planetas exteriores de seu próprio sistema solar e que entram na atmosfera de seu planeta através das radiações desses últimos, entram neles de novo, assim como em nós, também para transformação evolucionária seguinte como o «segundo alimento-esseral», que deles é, como eles aí dizem, o «ar» que respiram, e estas substâncias no ar deles servem justamente para o revestimento e manutenção da existência dos «segundos corpos-esserais» deles.
E finalmente, as substâncias de primeira-fonte que para eles assim como para nós, são uma terceira espécie de alimento-esseral, servem tanto para o revestimento e para o perfeicionamento do corpo-esseral superior ele mesmo.
Foi em relação a essas sagradas substâncias cósmicas que aqueles resultados lamentáveis ocorreram entre teus desafortunados favoritos que fluíam e ainda continuam a fluir de todas as anormalidades estabelecidas por eles mesmos no processo ordinário da existência-esseral deles.
Embora as substâncias também deste alimento-esseral-superior continuem a adentrá-los também até agora, no entanto elas adentram, particularmente os entes do tempo presente, já somente espontaneamente sem quase nenhuma participação de sua intenção cognoscente, e somente tanto quanto é requerido para as transformações procedendo através deles necessárias para os propósitos da harmonia Trogoautoegocrática cósmica-comum e para a continuação automática de suas espécies demandada pela Natureza.
Quando as condições anormais de existência-esseral ordinária foram finalmente fixadas — em consequência da qual desapareceram de sua essência tanto o esforço instintivo e o intencional por perfeição — não somente desapareceu neles a necessidade de absorção de substâncias cósmicas, mas mesmo também o próprio conhecimento e compreensão da existência e da significância dos alimentos-esserais superiores.
No momento presente, teus favoritos já conhecem somente um, o primeiro alimento-esseral, e eles conhecem sobre esta somente porque, em primeiro lugar, mesmo sem seu querer, não puderam deixar de conhecer sobre ela; e em segundo lugar o processo de seu uso, já se tornou para eles também um vício e ocupa um lugar determinado junto com outras de suas fraquezas, que foram gradualmente cristalizadas neles como consequências das propriedades do, maleficente para eles, órgão Kundabuffer.
Até este momento nenhum deles nem mesmo se tornou ciente que neste primeiro alimento-esseral há substâncias necessárias quase que exclusivamente apenas para a manutenção da existência de seu grosseiro corpo planetário somente — que é uma fonte-de-negação — e que este primeiro alimento-esseral quase nada pode dar para as outras partes superiores de sua presença.
Quanto aquelas substâncias cósmicas superiores das quais certa quantidade deve, como já disse, necessariamente ser transformada através deles para a continuação de suas espécies e para a manutenção da harmonia geral do Ansanbaluiazar cósmico-comum, teus favoritos no tempo presente não têm necessidade em absoluto de perturbar seu auto-tranquilizador Deus interior sobre isto, posto que já se faz neles, como já disse, deveras espontaneamente, sem a participação de sua própria cognoscitiva intenção.
É interessante notar, entretanto, que no início, a saber, logo depois da destruição do funcionamento do órgão Kundabuffer nos entes tricerebrais germinando neste teu planeta, eles também se tornaram cientes destes dois alimentos-esserais superiores, e então começaram a usá-los com cognoscitiva intenção, e certos entes do continente Atlântida de seu período mais antigo até começaram a considerar estes mesmos processos de absorção destes alimentos-esserais superiores como a meta principal de sua existência.
Os entes do continente Atlântida então chamaram o segundo alimento-esseral «Amarloos», que significa «ajuda-para-a-lua», e eles chamaram o terceiro alimento-esseral o «sagrado Amarhoodan», e esta última palavra então significou para eles «ajuda-para-Deus». (RBN II-39)