B138

B137 <=> B139 [BTG XVII The Arch-absurd, p. 138]

tradução

“Tenha em mente, aqui, que é exatamente por isso que a mencionada Ciência Objetiva diz que ‘tudo, sem exceção, no Universo é material’.

“Você também deve saber que apenas uma cristalização cósmica, existente sob o nome de ‘Okidanokh-Onipresente’, obtém sua origem primordial — embora também seja cristalizada a partir de Etherokrilno — das três fontes sagradas do sagrado Theomertmalogos, ou seja, da emanação do Santíssimo Sol Absoluto.

“Em todos os lugares do Universo, esse ‘Okidanokh-Onipresente’ ou ‘Elemento-Ativo-Onipresente’ participa da formação de todos os surgimentos, grandes e pequenos, e é, em geral, a causa fundamental da maioria dos fenômenos cósmicos e, em particular, dos fenômenos que ocorrem nas atmosferas.

“Para que os senhores possam compreender, pelo menos aproximadamente, o que diz respeito a esse Okidanokh-Onipresente, devo dizer-lhes, em primeiro lugar, que a segunda lei cósmica fundamental — o Sagrado Triamazikamno — consiste em três forças independentes, ou seja, essa lei sagrada manifesta-se em tudo, sem exceção, e em todos os lugares do Universo, em três aspectos independentes separados.

“E esses três aspectos existem no Universo sob as seguintes denominações:

“O primeiro, sob a denominação de ‘Santa-Afirmação’;

“O segundo, o ‘Santa-Negação’; e

“O terceiro, o ‘Santa-Reconciliação’.

“E é também por isso que, com relação a essa lei sagrada e suas três forças independentes, a referida Ciência Objetiva tem, entre suas formulações, especialmente com relação a essa lei sagrada, o seguinte: ‘Uma lei que sempre flui para uma consequência e se torna a causa de consequências subsequentes, e sempre funciona por meio de três manifestações características independentes e bastante opostas, latentes dentro dela, em propriedades não vistas nem sentidas’.

1950

Outras páginas do capítulo