B143

B142 <=> B144 [BTG XVII The Arch-absurd, p. 143]

tradução

“É principalmente necessário abordar essa questão porque, então, você terá outro fato muito marcante e esclarecedor para uma melhor compreensão da diferença entre os vários sistemas cerebrais dos seres, a saber, os sistemas chamados de ‘um cérebro’, ‘dois cérebros’ e ‘três cérebros’.

“Saiba primeiro que, em geral, toda formação cósmica chamada ‘cérebro’ recebe sua formação daquelas cristalizações cuja fonte de afirmação para surgimento, de acordo com o sagrado Triamazikamno, é uma ou outra das forças sagradas correspondentes do sagrado Triamazikamno fundamental, localizado no Okidanokh-Onipresente. E as atualizações posteriores das mesmas forças sagradas ocorrem por meio das presenças dos seres, exatamente por meio dessas localizações.

“Em algum momento no futuro, explicarei especialmente o processo em si do surgimento desses seres-cérebros correspondentes nas presenças dos seres, mas, enquanto isso, vamos falar, embora não em detalhes, sobre os resultados que o Okidanokh-Onipresente atualiza por meio desses seres-cérebros.

“O Elemento-Okidanokh-Onipresente-Ativo entra nas presenças dos seres por meio de todos os três tipos de seres-alimentos.

“E isso acontece porque, como eu já lhe disse, esse mesmo Okidanokh participa obrigatoriamente da formação de todos os tipos de produtos que servem como os três seres-alimentos, e está sempre contido na presença desses produtos.

“E assim, meu rapaz, a principal peculiaridade do Okidanokh-Onipresente, no caso dado, é que o processo de ‘Djartklom’ ocorre nele dentro da presença de cada ser também, mas não por estar em contato com as emanações de qualquer grande concentração cósmica; mas os fatores para esse processo nas presenças dos seres são os resultados dos processos conscientes de ‘Partkdolg-duty’ por parte dos próprios seres — sobre quais processos eu também explicarei a você em detalhes mais tarde — ou daquele processo da própria Grande Natureza que existe no Universo sob o nome de ‘Realização Kerkoolnonarniana’, cujo processo significa ‘A obtenção da totalidade necessária de vibrações por adaptação’. ‘

1950

Outras páginas do capítulo