B72 <=> B74 [BTG VI Perpetual Motion, p. 73]
Chapter VI Perpetual Motion
- tradução
- 1950
tradução
“ESPERA! Espera!” Belzebu interrompeu o capitão. “Isso — o que você acaba de nos contar — certamente deve ser apenas aquela ideia de curta duração que os estranhos seres tricerebrais que se reproduzem no planeta Terra chamaram de ‘movimento perpétuo’ e por conta do qual, em um determinado período, muitos deles ficaram completamente, como eles mesmos dizem, ‘loucos’, e muitos até morreram completamente.
“Certa vez, naquele malfadado planeta, alguém, de uma forma ou de outra, meteu na cabeça a ‘noção maluca’, como dizem, de que poderia criar um ‘mecanismo’ que funcionaria para sempre sem precisar de nenhum material externo.
“Essa noção chamou tanto a atenção de todos que a maioria das pessoas estranhas daquele planeta peculiar começou a pensar sobre isso e a tentar realizar esse milagre na prática.
“Quantos deles pagaram por essa ideia efêmera com todo o bem-estar material e espiritual que haviam adquirido anteriormente com grande dificuldade!
Por uma razão ou outra, todos estavam determinados a inventar o que, em sua opinião, era uma “questão simples”.
“Se as circunstâncias externas permitiram, muitos se lançaram na invenção desse ‘movimento perpétuo’ sem nenhum dado interno para tal trabalho; alguns confiaram em seu ‘conhecimento’, outros na ‘sorte’, mas a maioria deles apenas em sua já completa psicopatia.
“Em suma, a invenção do ‘movimento perpétuo’ era, como se diz, ‘o furor’, e todo louco se sentia obrigado a se interessar por essa questão.
Certa vez, estive em uma das cidades onde havia modelos de todos os tipos e inúmeras “descrições” de “mecanismos” propostos para esse “movimento perpétuo”.