GURDJIEFF — Uma Crítica Objetivamente Imparcial da Vida do Homem - Relatos de Belzebu a seu Neto (RBN)
Resumo a partir da versão em inglês publicada em 1950
LIVRO I (BTG XX pgs. 207-226)
XIX Relatos de Belzebu sobre sua segunda descida ao planeta Terra [BTG] ⇒ XX O TERCEIRO VOO DE BELZEBU AO PLANETA TERRA ⇒ XXI A primeira visita de Belzebu à Índia [BTG]
- Continuação do trabalho de erradicação do sacrifício animal; este «aterrador costume de fazer como se fosse uma obra Divina, a destruição da existência de entes de outros sistemas-de-cérebros».
- Visita ao segundo grupo de entes do continente Ashhark, então denominado Cidade Gob, situado na margem sudeste do «Mar de Beneficência».
A Cidade Gob já era um grande cidade, bem conhecida por todo planeta por sua fabricação dos melhores «tecidos» e dos melhores, como são chamados, «ornamentos-preciosos».
- A Cidade Gob situava-se em ambas as margens da enseada de um grande rio chamado «Keri-chi» que desaguava no Mar de Beneficência, e que nascia nas montanhas orientais deste país.
- Neste Mar de Beneficência, na sua margem ocidental, outro grande rio desaguava chamado «Naria-chi»
- No vale destes dois rios, habitavam os entes do segundo grupo do continente Ashhark
- Relato da história do surgimento deste grupo de entes do continente Ashhark.
Começa com os caçadores provenientes do continente Atlântida que alcançaram o continente Iranan, na caça dos Pirmarals (veados), dos quais haviam descoberto que podiam extrair um pó dos chifres, capaz de curar inúmeras doenças.
- Este continente Iranan veio a se denominar Ashhark, depois da segunda catástrofe.
- Estes caçadores alcançaram o Mar da Beneficência e não mais quiseram retornar para Atlântida, dada a exuberância e riqueza desta terra
- Encontro dos caçadores com um eminente ente e seus servidores, originário do continente Atlântida, da seita dos «Astrosovors», da Sociedade Akhaldan, que estava nestas paragens em missão de observação de «fenômenos celestiais»
- A História do Rei Konuzion e do país de Maralpleicie e seu artifício «religioso» para conter o uso de drogas por seus súditos
Como B se valeu do mesmo estratagema para acabar com o sacrifício animal