IV A lei da queda [BTG]

GURDJIEFF — Uma Crítica Objetivamente Imparcial da Vida do Homem - Relatos de Belzebu a seu Neto

Resumo a partir da versão em inglês publicada em 1950

LIVRO I (pgs. 66-69)

III A causa do atraso na queda da nave Karnak [BTG] V O sistema do Arcanjo Hariton [BTG]

resumo

=== A Descoberta da Lei Cósmica da Queda por Saint Venoma === - Aproximadamente no ano 185, conforme o cálculo de tempo objetivo, Saint Venoma, por seus méritos, foi transferido do planeta Soort para o Sagrado Planeta Purgatório, onde, após sua adaptação ao novo ambiente e aos novos deveres, dedicou seu tempo livre à sua pesquisa favorita, que consistia em tentar desvendar quais novos fenômenos poderiam ser obtidos a partir de variadas combinações de fenômenos lícitos já existentes no Universo.

- Em um momento posterior, no decurso de suas observações das leis cósmicas, Saint Venoma efetuou uma descoberta que se tornou célebre e que ele próprio denominou inicialmente como a lei da queda, formulando-a da seguinte maneira: tudo o que existe no mundo “cai para o fundo”, sendo o “fundo” para qualquer porção do Universo a sua estabilidade mais próxima, e esta estabilidade constitui o ponto para o qual convergem todas as linhas de força provenientes de todas as direções.

- Os centros de todos os sóis e planetas do Universo são precisamente tais pontos de estabilidade, representando os pontos mais baixos daquela região do espaço para a qual as forças de todas as direções da dada porção do Universo tendem inexoravelmente, e onde se concentram, sendo cada um desses pontos também um centro de gravidade que permite aos sóis e planetas manterem suas localizações apropriadas.

- Saint Venoma postulou adicionalmente que, ao se lançar um objeto no espaço, em qualquer lugar que se encontre, ele tende a cair sobre um ou outro sol ou planeta, dependendo de a qual sol ou planeta pertence aquela porção do espaço, sendo esse sol ou planeta, para a região dada, a estabilidade, ou fundo.

=== Desenvolvimento e Limitações do Princípio da Queda na Locomoção === - Partindo dessa constatação fundamental, Saint Venoma prosseguiu sua investigação, ponderando se esta propriedade cósmica não poderia ser aproveitada para a locomoção necessária entre os espaços do Universo, e a partir de então, concentrou seus esforços nessa direção de pesquisa.

- Os subsequentes trabalhos do santo revelaram que, embora em princípio tal aplicação fosse factível, na prática, a lei da queda por si só não podia ser integralmente empregada para alcançar esse propósito, pela simples razão de que as atmosferas que circundam a maioria das concentrações cósmicas obstaculizariam a queda direta do objeto lançado no espaço.

- Tendo estabelecido esta limitação, Saint Venoma redirecionou toda a sua atenção para a busca de um meio para superar a resistência atmosférica para as embarcações concebidas com base no princípio da queda.

=== A Inovação Tecnológica de Saint Venoma === - Após um período de três looniases, Saint Venoma encontrou o meio para superar a resistência atmosférica e, assim que uma embarcação adequada foi finalizada sob sua supervisão, ele deu prosseguimento aos ensaios práticos da invenção.

- A construção apresentava a aparência de uma grande câmara, cujas paredes eram constituídas de um material especial que se assemelhava ao vidro; em cada parede da câmara, foram instalados, por assim dizer, “obturadores” feitos de um material impermeável aos raios da substância cósmica elekilpomagtistzen, e estes obturadores, embora dispostos rentes às paredes, podiam deslizar livremente em qualquer direção requerida.

- No interior da câmara, estava alojada uma “bateria” especial que gerava e fornecia essa substância, o elekilpomagtistzen.

- O segredo fundamental do invento residia no fato de que, quando os raios de elekilpomagtistzen eram feitos para atravessar o vidro especial das paredes da câmara, eles destruíam em seu percurso tudo aquilo que usualmente compõe a atmosfera dos planetas, como “ar”, “gases” de toda espécie, “neblina”, e assim por diante.

- Essa porção do espaço tornava-se absolutamente vazia, sem resistência à pressão, de modo que, se até mesmo um ser infantil lhe aplicasse um empurrão, esta enorme estrutura se moveria com a leveza de uma pluma.

- No lado externo dessa estrutura peculiar, existiam apêndices semelhantes a asas, que eram postos em movimento por essa mesma substância elekilpomagtistzen, conferindo o impulso necessário para mover esta imensa estrutura na direção requerida.

=== Aprovação, Implementação e Dificuldades do Novo Sistema === -

Uma vez que os resultados desses experimentos foram aprovados e abençoados pela Comissão de Inspeção, sob a presidência do Arcanjo Adossia, a construção de uma grande nave baseada nesses princípios foi iniciada.

- A nave foi rapidamente concluída e comissionada para o serviço, e este tipo de embarcação progressivamente substituiu todos os sistemas que haviam existido anteriormente, tornando-se o sistema de uso exclusivo em todas as linhas de comunicação transespacial.

- Embora não se possa negar que as naves construídas sobre este princípio eram ideais nos espaços sem atmosfera, movendo-se ali com uma velocidade próxima à dos raios etzikolnianakhnian que emanam dos planetas, a aproximação a qualquer sol ou planeta tornava-se um tormento para os seres que as dirigiam.

- Isso ocorria porque, assim que uma nave adentrava o meio atmosférico de um sol ou planeta por onde tinha de passar, ela imediatamente começava a cair em direção a esse astro devido à mesma lei da queda, exigindo manobras muito complexas para evitar que a nave se desviasse de seu curso.

- Ao passar perto de qualquer sol ou planeta, a velocidade das naves frequentemente tinha de ser reduzida centenas de vezes em relação à sua taxa usual, sendo particularmente árduo guiá-las em qualquer esfera onde houvesse uma grande aglomeração de cometas.

- Por conseguinte, grandes exigências eram feitas aos seres incumbidos de dirigir estas naves, os quais eram preparados para suas funções por seres de Razão muito elevada.

- Apesar destes inconvenientes inerentes, o sistema de Saint Venoma, como já mencionado, substituiu gradualmente todos os sistemas prévios e manteve-se em uso por vinte e três anos, até que surgiram os primeiros rumores de que o Grande Anjo Hariton havia inventado um novo tipo de nave para a comunicação intersistemas e interplanetária.

Orage

As naves anteriores eram pesadas e usavam substâncias que envolviam todos os planetas; não eram psíquicas, nem psicológicas. Por exemplo, em sessões espíritas, os fenômenos astrais se materializavam em vapores de sangue recém-derramado.

Venoma, que por seu bom trabalho teve permissão para ir ao purgatório. Parece estranho que o Purgatório seja uma recompensa, mas certas ideias só podem ser realizadas em determinados estados emocionais. As ideias do livro só podem ser concretizadas no Purgatório, que é o estado de espírito resultante de uma compreensão emocional de qual é o dever objetivo e, ao mesmo tempo, da percepção de que ainda não estamos preparados para cumpri-lo. A angústia mental é a energia fornecida para certas realizações. Se continuarmos a auto-observação ao longo dos três passos, certamente iremos para o Purgatório.

No purgatório, São Venoma aprimorou o método com a descoberta da lei da queda. Isso é difícil de entender e sugere duas linhas de pensamento - a gravidade psicológica.

1. Considere a ilusão de espaço em um sonho, um espaço psicológico no qual as coisas caem. Qual é a origem do espaço, da queda, da gravidade, em nós mesmos?

2. O que significa queda de tom? De uma taxa de vibração para outra. Uma nota tocada morre na escala. Cada planeta e cada sistema solar é uma nota na oitava; uma taxa de vibração. A transição é uma mudança de uma taxa de vibração para outra.

A prática do método produz uma mudança no organismo. Toque uma nota e talvez a nota que está caindo produza efeitos nas notas mais graves. A mudança é indireta. O método foi inventado por St. Venoma (associado à terapêutica). Relacione isso com os três estágios psicológicos da religião:

1. Hebraico antigo.

2. São Venoma, terapia. Jesus surgiu de organizações, incluído pelos terapeutas e, a princípio, foi aclamado como curador, o que era apenas uma pequena parte de seu trabalho.

3. Método de Jesus. Sem maquinário. Aboliu todos os mecanismos desajeitados das escolas pelas quais havia sido treinado, com pelo menos o maquinário usado na vida comum.

Lei da queda. Tudo cai para o fundo, pontos estáveis, linhas convergentes para o fundo de cada estado de espírito em relação aos outros. Nenhum estado de espírito é isolado de todos os outros. (No momento da concepção, todos os planetas conspiram; de acordo com a distância, na taxa da taxa do germe, conforme determinado hereditariamente). Existem sete estados de espírito principais, mas também uma nuvem desorganizada de asteroides pelos quais somos normalmente governados. Muito raramente experimentamos apenas um dos sete estados de espírito principais.

As naves anteriores eram pesadas, difíceis de dirigir de planeta para planeta, de humor para humor. O espaço lento é uma externalização da diferença de taxa de vibração. Com que rapidez você pode passar de um estado de espírito para outro por meio da auto-observação?

O sistema de St. Venoma tinha uma desvantagem. Venoma tinha uma desvantagem: ele sentia uma atração ao tentar navegar além de outros planetas (tentação de cair em subprodutos). Os planetas à esquerda são estados negativos: depressão, desânimo, amargura, desespero. À direita estão os planetas em que você sente que pode fazer algo diferente do que começou a fazer (tentação de transformar a energia em uma determinada arte, ciência etc.).