GURDJIEFF TERMOS — EGOPLASTIKOORI
Explicando, de acordo com o princípio Itoklanoz, a questão da duração da existência-esseral, assim como dos conteúdos das presenças comuns dos entes tricerebrais, B aponta, como responsáveis, sete atualizações que cercam estas presenças, dentre as quais a sétima atualização é a qualidade do que são chamados os egoplastikoori esserais do dado ente ele mesmo, ou seja seus esforços-esserais para a transubstanciação nele mesmo de todos os dados para obter a Razão Objetiva. (RBN II-29)
Quando no início de nossa jornada notei que estavas muito interessado nos entes tricerebrais do planeta Terra, então decidi, sob o aspecto de gratificar esse interesse teu, te contar tudo sobre eles de tal maneira que deveria ser cristalizado em ti para tuas futuras associações-esserais as requeridas, como são chamadas, «Egoplastikoori», sem qualquer confusão de dúvida. (RBN III-46)
Segundo Bloom, B descreve o que tem tentado fazer para Hassein relatando suas muitas estórias sobre esses estranhos entes tricerebrais do planeta Terra. Sua intenção era cristalizar o requerido Egoplastikoori para as futuras associações-esserais de Hassein. Assim G deseja modificar o funcionamento de nossa «mentação por formas». Sua meta afirmada é:
Destruir, impiedosamente, sem quaisquer compromissos que sejam, na mentação e sentimentos do leitor, as crenças e visões, por séculos enraizadas nele, sobre tudo existindo no mundo.
Seu método para fazer isso é, seja em todo ou em parte, cristalizar Egoplastikoori dentro de nós. Ele procede dizendo:
Decidi fazer isto a fim de que muitos diversamente essenciados «Egoplastikoori» para tua futura confrontação lógica deveria ser cristalizado em localizações correspondentes em tua presença comum, e também a fim de que da mentação ativa deveriam proceder mais intensamente a própria elaboração em ti das substâncias sagradas Abrustdonis e Helkdonis para o propósito de revestir e perfeicionar ambas tuas partes-esserais superiores.
Assim, Bloom conclui que isso significa que necessitamos estes Egoplastikoori de modo que no futuro nossa confrontação lógica (avaliações lógicas) venha a se aproximar da sã mentação lógica. A fim de modificar nossa mentação por pensamentos, ele escolheu modificar nossa mentação por formas.
No capítulo 24, G define assim o Egoplastikoori como «figurações-psíquicas» e afirma que somos inculcados com figurações-psíquicas ilusórias que derivam de teorias sem fundamento. Lentrohamsanin é o exemplo de um ente tricerebral cujo maléfico comportamento subsequente a sua educação, foi, em certo grau, causado por «egoplastikoori» formado por informação duvidosa e fantástica. no Capítulo 29, G afirma ainda:
«E assim é essa quase metade do que se chama o «egoplastikoori» surgindo na Razão dos entes contemporâneos desse desafortunado planeta, do qual o que é chamado uma «visão-esseral-de-mundo» é em geral formada nos entes, são cristalizados justo das «verdades» inventadas aí por aqueles aborrecidos pescadores e suas subsequentes gerações.