GURDJIEFF TERMOS — CÉREBROS
VIDE: CÉREBRO
G apresenta duas versões do que denomina por vezes cérebros e por vezes centros. Em Fragmentos prefere o termo centros do homem, mas em RBN prefere usar cérebros, inclusive se referindo frequentemente ao homem como ente tricerebral.
Cérebros são três partes separadas independentes espiritualizadas, cada qual tendo como um lugar central para a concentração de todo seu funcionamento, uma localização de seu próprio que eles chamam um cérebro; todas as impressões nas presenças comuns deles seja vinda de fora ou surgindo de dentro são também percebidas independentemente por cada um destes cérebros deles. (RBN 30, p. 480)
Concentrações separadas para o funcionamento das percepções e manifestações espirituais, isto é o que eles chamam cérebros. (RBN 34, p.633)
Concentrações-Spetsitooalitivian ou cérebros. (RBN 37, p. 686)
Cérebros em entes servem não somente como aparatos para a transformação das substâncias cósmicas correspondentes para os propósitos do Mui Grande cósmico-comum Trogoautoegocrata, mas também como os meios para entes pelos quais sua autoaperfeiçoamento consciente é possível. (RBN 17, p.144)
Sempre guarde contra tais percepções que possam sujar a pureza de teus cérebros. (RBN 17, p.144)
Iransamkeep: não-se-entregar-àquelas-associações-resultantes-do-funcionamento-de-apenas-um-ou-outro-de-seus cérebros. (RBN 29, p. 445)