G impulso

GURDJIEFF — IMPULSOS

VIDE: AFECÇÃO, MOVIMENTO, DESEJO, QUERER, CURA, AMOR

[…] impulsos que se tornaram habituais no funcionamento de sua presença comum a partir das muitas associações heterogêneas surgindo e procedendo nele e que eram iniciadas nele por todas as espécies de choques acidentais vindo de fora e também engendrados dentro dele, a saber, os impulsos chamados «amor-próprio», «orgulho», «vaidade», e assim por diante. (RBN 23)
[…] os impulsos esserais e a manifestações, interiores e exteriores, que causaram Belcultassi fundar essa grande sociedade Akhaldan. (RBN 23)
Belcultassi começo a recordar justamente que impulsos evocavam que reações em seu corpo, sentimentos e pensamentos. (RBN 23)
[…] o tronco do touro no emblema da sociedade Akhaldan significa que os fatores cristalizados em nós e que engendram e nossas presenças os impulsos maleficentes para nós podem ser regenerados somente por trabalhos infatigáveis. (RBN 23)
Ashiata Shiemash começou a iluminar a Razão deles por meio de informação objetivamente verdadeira e guiar os impulsos-esserais deles de tal maneira que eles poderiam sentir estas verdades sem a participação seja dos fatores anormalmente cristalizados já dentro das presenças deles, ou dos fatores que pudessem surgir novamente dos resultados das percepções externas que eles obtinham das formas anormalmente estabelecidas de existência-esseral ordinária. (RBN 27)
[…] aquele impulso-esseral no qual o todo da psique dos entes é em geral baseado, Consciência Objetiva. (RBN 27)
Os dados sagrados para o genuíno estar-ciente-esseral [being-consciousness], juntamente com as propriedades que engendram os genuínos impulsos-esserais sagrados de , esperança, amor, e consciência, se tornaram gradualmente isolados e evoluem independentemente e vieram a ser vistos como aquilo que é chamado o subconsciente. (RBN 32)
[…] estas propriedades do órgão Kundabuffer que se assemelhavam a estes três impulsos sagrados se tornaram gradualmente misturadas com estes últimos, com o resultado que foram cristalizados na psique deles os fatores para os impulsos , Amor e Esperança, que embora similares aos genuínos, eram no entanto de algum modo ou outro bastante distintos. (RBN 32)
[…] dois impulsos-esserais nos quais a moralidade-esseral objetiva é primordialmente baseada , e que são chamados patriarcalidade, ou seja, amor da família, e vergonha orgânica. (RBN 37)



Outras páginas do capítulo