GURDJIEFF — TERMOS E NOÇÕES — ACIDENTE
LEI DO ACIDENTE
Frequentemente acontece que enquanto existindo juntos, o destino, para qualquer indivíduo em separado no processo de sua existência pessoal, torna-se para ele pessoalmente absolutamente injusto, exceto para todos os outros existindo junto com ele; nesta situação é obtido a partir disto, em um sentido objetivo, uma abundância de frutos justos. (Relatos de Belzebu p. 908)
O ‘homem-máquina’ está no poder do acidente. (Fragmentos p.133)
O homem não tem suficiente vontade para fazer, ou seja controle sobre si mesmo e todas as suas ações, mas tem suficiente vontade para obedecer outra pessoa. E somente desta maneira pode escapar da lei do acidente. Não há outro caminho. (Fragmentos p. 161)
O homem vive na vida sob a lei do acidente e sob duas espécies de influências também governadas pelo acidente. Influências criadas na vida ela mesma… Influências criadas fora desta vida, influências esotéricas. (Fragmentos p. 199)
Ele pode encontrar outro homem que sabe o caminho e que está conectado diretamente ou através de outras pessoas com um centro fora da lei do acidente. (Fragmentos pp. 200-201)