Gurdjieff Corpos Superiores

GURDJIEFFRELATOS DE BELZEBU A SEU NETO

VIDE: VEÍCULOS DA ALMA; KOSHAS

LIVRO II

O SANTO PLANETA «PURGATÓRIO» — CORPOS SUPERIORES

Por que e como corpos-superiores-de-ser começaram a surgir em nosso Universo? Porque NOSSO PAI COMUM UNI-ESSERAL voltou sua atenção para estes surgimentos cósmicos?

Quando o «equilíbrio-harmonioso-cósmico-comum» se tornou regularizado e estabelecido em todos esses cosmos de diferentes escalas, então em cada Tetartocosmo (formação-relativamente-independente-de-agregação-de-microcosmos), que tinha seu surgimento na superfície dos planetas, apareceu a possibilidade de movimento automático independente de um lugar a outro na superfície dos dados planetas.
*Essa possibilidade de movimento se apresentou porque as condições circundantes sobre a superfície dos planetas acidentalmente começaram a corresponder a certos dados presentes nestes cosmos, devido aos quais os Tetartocosmos podiam existir por um certo período de tempo sem o que é chamado Seccruano, i.é. sem constante «tensão individual».

Certificando-se de tal movimento dos Tetartocosmos, nosso PAI COMUM INFINITO teve pela primeira vez a Divina Ideia de fazer uso disso como uma ajuda para ELE MESMO na administração de um Mundo em expansão.

A partir daí, ELE começou a efetuar tudo ainda mais para estes cosmos em tal direção que o inevitável «Okrualno», repetição periódica neles do processo completo do Heptaparaparshinokh sagrado, pudesse ser completado de tal maneira que, sob condições de mudança de certa espécie no funcionamento das presenças comuns de alguns destes Tetartocosmos, pudesse ser transformado e cristalizado, além das cristalizações as quais tinham de ser transformadas para o propósito da nova troca de substâncias cósmicas-comuns, também aqueles elementos ativos dos quais novas formações independentes podiam ser revestidas neles mesmos com a inerente possibilidade de adquirir «Razão individual».

Assim, os seguintes resultados desta atenção Divina a respeito dos mencionados Tetartocosmos consistiu nisto, que durante seus serviços como aparatos para o mui grande cósmico Trogoautoegocrata, a possibilidade foi obtida neles de que dentre as substâncias cósmicas transformadas através deles, tanto para as necessidades do Mui Mui Grande cósmico comum Sagrado Trogoautoegocrata, assim como para o suprimento de substâncias, dispendidas por eles para o processo de suas próprias existências, e compostas exclusivamente de cristalizações cósmicas que são derivadas das transformações desse planeta ele mesmo nos quais os dados Tetartocosmos surgiram, tais resultados começaram a ser obtidos em suas presenças comuns sob as condições mencionadas como procedendo das fontes cósmicas de uma ordem superior e, consequentemente compostas do que são chamadas vibrações de «maior vivificação».

Agora destes resultados cósmicos, formas exatamente similares começaram a ser revestidas em suas presenças comuns, primeiramente das substâncias cósmicas Mentekithzoin, i.é. das substâncias transformadas pelo sol e pelos outros planetas desse sistema solar dentro dos limites do qual os dados Tetartocosmos tiveram seu lugar de surgimento, e que as substâncias cósmicas alcançam todo planeta através das radiações das ditas concentrações cósmicas.

Desta maneira, as presenças comuns de certos Tetartocosmos começaram de antemão a serem compostas de duas diferentes formações independentes surgindo de duas inteiramente diferentes fontes cósmicas, e estas começaram a ter uma existência conjunta, COMO SE uma fosse colocada dentro da outra.

E assim, quando revestimentos similares dos previamente revestidos Tetartocosmos foram completados e começaram a funcionar correspondentemente, então desse tempo em diante eles deixaram de ser chamados Tetartocosmos e começaram a ser chamados «entes», que então significava «duas-naturezas», e estes mesmos revestimentos começaram a ser chamados «corpos kesdjan».

Agora quando nesta nova parte dessas «formações-de-duas-naturezas» tudo aí correspondente foi adquirido, e quando todo esse funcionamento que é próprio a tais surgimentos cósmicos ter, foi finalmente estabelecido, então estas mesmas novas formações por sua vez exatamente sobre as mesmas bases que no primeiro caso e também sob as condições de certa espécie de mudança de funcionamento, começaram a absorver e assimilar neles mesmos tais substâncias cósmicas que tinham seu surgimento imediatamente do Mui Mui Santo Theomertmalogos, e similaridades de uma terceira espécie começaram a ser revestidas neles que são as «partes-sagradas-superiores» dos entes e que agora chamamos «corpos-esserais superiores».

Esses «corpos-esserais superiores» foram finalmente revestidos e todas as funções correspondentes foram neles adquiridas, e principalmente veio a se tornar possível para os dados se tornarem cristalizados neles, de modo a engendrar a sagrada função, denominada «Razão objetiva».

VIDE: RASCOOARNO



Outras páginas do capítulo