Portanto, Belzebu foi exilado e designado para o planeta Marte. Cada um dos planetas representa um estado emocional. Em nós, nosso estado de espírito normal é o da Terra — e determinado por considerações da Terra. No entanto, Belzebu foi identificado principalmente com o estado de espírito de Marte — “combatente”. Outros podem ter o estado de espírito de Vênus, Mercúrio, etc.
Os planetas são estados ou posturas emocionais.
(Os planetas são humores permanentes e correspondem, em um sentido cósmico, a estados emocionais — ou seja, correspondem a posturas das quais passamos para outras posturas por meio do movimento).
Portanto, podemos dizer que os planetas são oitavas (ou seja, da mesma forma, notas), ou seja, diferenças, digamos, na taxa de vibração. Notas diferentes na escala, portanto, na prática da auto-observação, da auto-participação e da auto-experimentação, esses processos afetarão cada um de nós de forma diferente.
Assim, ao nos aproximarmos de um estado de espírito ou planeta pelo qual pretendemos passar, a tendência é cair nesse estado de espírito ou planeta. Portanto, quando começamos a tentar observar sem aprovação, desaprovação ou outros sentimentos, quase irresistivelmente caímos nas influências de certos sentimentos ou planetas. Tudo em nossas percepções sensoriais é projetado por nós mesmos. Há, é claro, a dificuldade de passar pelos “colaterais”. Amargura negativa — absinto; desânimo; depressão ou desespero. Todos esses são planetas (ou estados de espírito) negativos — mas é possível ir para os planetas positivos por meio da auto-observação.
Qual é a origem da evocação de estados emocionais? Nave “Ocasião” — imagens. Há sete estados emocionais principais; eles estão relacionados a sete estados mentais principais. O que a imagem é para a emoção, o sol é para um planeta.