Rascooarno

GURDJIEFF TERMOS — RASCOOARNO

VIDE: MORTE

Quando os «corpos-esserais superiores» foram finalmente revestidos nos Tetartocosmos e todas as funções correspondentes foram adquiridas neles, e principalmente quando se tornou possível para os dados para engendramento da função sagrada, denominada «Razão Objetiva, tornaram-se cristalizados neles, dados que podem tornar-se cristalizados exclusivamente apenas nas presenças daqueles surgimentos cósmicos, e quando o que é chamado «Rascooarno» veio a ocorrer nesses Tetartocosmos, ou «entes», i.é. a separação uma da outra destas formações «três-em-um» de naturezas-diversas, somente então esta «parte-esseral superior» recebe a possibilidade de unir a si mesma com a Causa-das-Causas de tudo agora existente, i.é., com nosso Mui Mui Santo Sol Absoluto, e começa a preencher o propósito para o qual nossa INFINITUDE TODO-ABARCANTE colocou sua esperança.

Agora é necessário explicar para ti em mais detalhe em que sucessão este primeiro Rascooarno sagrado então ocorreu para estes primeiros Tetartocosmos e como ele ocorre também agora, aos como são chamados «entes tricerebrais».

Primeiramente sobre o planeta ele mesmo o «segundo-corpo-esseral», i.é. o corpo-Kesdjan, junto com o «corpo-esseral-terceiro» separados eles mesmo do «corpo-planetário-fundamental» e, deixando este corpo planetário sobre o planeta, ascende tanto junto a essa esfera onde essas substâncias cósmicas — das localizações das quais o corpo-Kesdjan de um ente surge — tem seu lugar de concentração.

E somente aí, no final de um certo tempo, o Rascooarno sagrado principal e final ocorre a este surgimento de dupla-natureza, após o qual tal «parte-esseral superior» de fato se torna um indivíduo independente com sua própria Razão individual. Previamente — i.é. antes do período Litânico-Deus-Choot — esta efetuação cósmica sagrada, foi, somente depois deste segundo processo do Rascooarno sagrado, ou considerada merecedora de unir com a presença de nosso Mui Mui Santo Sol Absoluto, ou ir em outras concentrações cósmicas onde tais Indivíduos santos independentes são necessários.

E se no momento de aproximação do processo final do Rascooarno sagrado estes surgimentos não tiverem ainda alcançado à requerida gradação de Razão da sagrada escala de Razão, então esta parte-esseral superior tem de existir na dita esfera até que ela tenha aperfeiçoado sua Razão ao requerido grau.

É impossível não se dar conta aqui desse terror objetivo que ocorre às partes-esserais superiores já ascendidas, que, devido a todos os resultados nos novos processos cósmicos imprevistos do Alto, não tenham ainda aperfeiçoado elas mesmas até as necessárias gradações de Razão.

O ponto é, que de acordo com várias leis cósmicas de segundo-grau, o «corpo-esseralKesdjan» não pode existir por muito tempo nessa esfera, e ao final de certo tempo esta segunda parte-esseral deve decompôr, independentemente de se a parte-esseral superior existindo dentro dela tenha até este momento atingido o requerido grau de Razão; e devido ao fato que enquanto esta parte-esseral superior não aperfeiçoou sua Razão ao requerido grau, ela deve ser sempre dependente de algum surgimento Kesdjaniano ou outro, portanto imediatamente depois do segundo Rascooarno sagrado tal ainda imperfeito corpo-esseral superior entra em um estado chamado «Techgekdnel» ou «buscando-por-algum-outro-surgimento-similar-de-dupla-natureza-correspondendo-a-si-mesmo» de modo que quando a parte superior deste surgimento de dupla-natureza aperfeiçoa a si mesmo até o requerido grau de Razão e o processo final do Rascooarno sagrado lhe ocorre, e a desintegração acelerada de seu corpo Kesdjan ainda não é claramente sentida, este corpo-esseral superior pode instantaneamente entrar neste outro corpo Kesdjan e continuar a existir nele para ainda se aperfeiçoar, perfeição esta que deve mais cedo ou mais tarde ser inevitavelmente realizada por cada surgimento de corpo-esseral superior.

E eis porque nessa esfera para onde a parte-esseral superior vai depois do primeiro Rascooarno sagrado, esse processo procede chamado «troca-Okipkhalevnian-da-parte-externa-da-alma» ou «troca-do-corpo-Kesdjan-anterior». (Gurdjieff Corpos Superiores)



Outras páginas do capítulo