GURDJIEFF TERMOS — RAZÃO OBJETIVA
Se por sua Razão um ser é mais alto que tu, deves sempre curvar-se diante dele e tentar imitá-lo em tudo; mas se é menor que tu, deves ser justo para com ele, porque certa vez ocupastes o mesmo lugar de acordo com a Medida sagrada da gradação da Razão de nosso Criador e Todo-Mantenedor. (RBN I-19)
Com respeito à Razão de um homem, esta é somente a soma de todas as impressões percebidas por ele. (RBN I-24)
A Razão-Objetiva, que deveria ser nas presenças comuns dos entes tricerebrais de toda natureza e de toda forma externa, e que, em si mesmo, nada mais é que, por assim dizer, o representativo-da-Própria-Essência-da-Divindade. (RBN II-39)
O aperfeiçoamento da Razão-Objetiva pode proceder neles somente dos trabalhos conscientes e sofrimentos voluntários. (RBN II-32)
B falando sobre os entes tricerebrais do planeta Terra: «Exatamente como os seres de outros cosmos, eles nascem, crescem, unem-se e separam-se para o que se chama «resultados-de-sexo» e eles também caem doentes e sofrem, e finalmente como tudo existindo no qual a Razão Objetiva não se tornou fixada, eles são destruídos para sempre.» (RBN I-16)