Triamazikamno

GURDJIEFF — TERMOS E NOÇÕES — TRIAMAZIKAMNO

VIDE: CAUSA

Considero importantíssimo ter em mente que ao apresentar as Leis de Criação e Manutenção G não pode estar se referindo a leis semelhantes às da Física Moderna. Tratam-se de leis, que como ele observa em várias referências que a elas faz no RBN, são leis sagradas. As leis da Física Moderna podem eventualmente repercutir na instância do mundo físico algumas leis sagradas, porém em total mistura com leis secundárias e acidentes. Razão pela qual ele mesmo afirma que: “É necessário notar que no Grande Universo todos os fenômenos em geral sem exceção onde quer que surjam e manifestem, são simplesmente sucessivamente FRAÇÕES conformes-à-lei de algum fenômeno que tem seu surgimento primário no Mui Santo Sol Absoluto”.

Isto posto, quero crer que não há justificativa em buscar em fenômenos físicos, ou seja, manifestando neste mundo sensível, casos que possam ser capazes de exemplificar a Lei de Três, ou qualquer uma de suas forças em ação ou combinação. Estes fenômenos físicos muitas vezes citados pelos seguidores de G como exemplos de ação da Lei de Três, são desenganos que dificultam ainda mais sua compreensão. É no plano da realidade, EM QUE somos, COM QUE sabemos, DE QUE surgimos, que pode ser possível ter acesso a um compreensão das leis sagradas fundamentais.

CITAÇÕES RELEVANTES:
A segunda lei cósmica fundamental, consiste de três forças independentes, ou seja, esta lei sagrada manifesta em tudo, sem exceção, e por toda parte no Universo, em três aspectos independentes separados; e estes três aspectos existem no Universo sob as seguintes denominações: o primeiro, sob a denominação, a Santa-Afirmação; o segundo, a Santa-Negação, e a terceira, a Santa-Reconciliação; e isto é também porque, concernindo esta lei sagrada e suas três forças independentes, a dita Ciência Objetiva tem, entre suas formulações, especialmente concernindo esta lei sagrada, o seguinte: uma lei que sempre flui em uma consequência e se torna a causa de consequências subsequente, e sempre funciona por três manifestações características bastante opostas e independentes, latentes dentro dela, em propriedades nem vistas nem sentidas. (RBN 17)
A ciência objetiva cósmica-comum também formula: um novo surgimento do previamente surgido através do Harnel-miaznel, o processo do qual é assim atualizado: o mais alto mescla com o mais baixo a fim de atualizar o médio e assim se torna seja mais alto para o precedente mais baixo, ou mais baixo para o sucessivo mais alto; e como já te disse, esta Triamazikamno-Sagrado consiste de três forças independentes, que são chamadas: a primeira, Surp-Otheos; a segunda, Surp-Skiros; a terceira, Surp Athanotos; as quais santas forças do sagrado Triamazikamno a dita ciência chama como segue: a primeira, a Força-Afirmativa ou Força-Impulsiva ou simplesmente a Força-Mais; a segunda, a Força-Negativa ou Força-Resistiva ou simplesmente a Força-Menos; e a terceira, a Força-Reconcilianate ou a Força-Equilibrante ou a Força-Neutralizante. (RBN 39)
Os entes tricerebrais deste planeta já começaram a estar cientes destas três santas forças do Triamazikamno-Sagrado e então denominaram elas: a primeira, Deus-o-Pai; a segunda, Deus-o-Filho; e a terceira, Deus-o-Santo-Espírito. (RBN 39)
A lei que eles chamam a Santíssima Trindade. (RBN 43, p. 1109)
Os entes tendo este sistema tricerebral podem, pelo preenchimento intencional e consciente do Partkdolg-dever esseral, utilizar deste processo de Djartklom no Onipresente-Okidanokh, suas três santas forças para suas próprias presenças, e trazer suas presenças para o que é chamado o estado-Sekronoolanzakniano; isto quer dizer, eles podem se tornar tais indivíduos como que tendo sua própria lei de Triamazikamno e por conseguinte a possibilidade de apropriar conscientemente e revestir em suas presenças comuns todo esse Santo que, incidentalmente, também ajuda a atualização do funcionamento nestas unidades cósmicas da Divina ou Objetiva Razão. (RBN 17)
Quando cada corpo-esseral-altamente-perfeicionado separado se torna um Indivíduo independente e adquire em si mesmo sua própria lei de Sagrado Triamazikamno ele começa a emanar similarmente ao Mui Santo Sol Absoluto mas em miniatura. (RBN 39)
Neste constante empenho deles, o princípio harmonizante equilibrante é o segundo corpo-esseral deles, que na deles própria lei individual de Triamazikamno representa a fonte neutralizante. (RBN 39)

No Manuscrito de 1931, esta denominação da Lei de Três ainda não estava de todo fixada, de modo que se encontram termos tais como: Triamonia, Triamasikamno, Triomasikamno, Triomazikamno.


Ouspensky: FRAGMENTOS — LEI DE TRÊS



Outras páginas do capítulo