Tritocosmo

Gurdjieff Termos — COSMOLOGIA — TRITOCOSMOS

VIDE: MICROCOSMO

Para se tentar entender o que G dá o nome de Tritocosmo é preciso refletir sobre duas narrativas distintas, primeiro nos Fragmentos na página 240 da tradução brasileira, e a segunda narrativa em RBN 39. Além de duas narrativas distintas parecem visar uma (a RBN 39), a concepção de cosmo, e outra (a dos Fragmentos a concepção de mundo. Embora muitas vezes nas traduções modernas, desde a latinização do pensamento grego, mundus veio a ser a tradução do termo kosmos, estes dois termos mundo e cosmo não se sobrepunham em seus significados.

Depois de um silêncio bastante longo, G voltou-se para mim e acrescentou :

– Tente retomar tudo o que acabo de expor, do ponto de vista de suas dimensões.

– Tudo o que o senhor disse está, sem a menor dúvida, ligado ao problema das dimensões. Mas antes de tratar disso, gostaria de elucidar uma questão que não está de todo clara para mim. Refere-se a suas ideias sobre o Microcosmo. Estamos habituados a ligar a ideia do Microcosmo à do homem. Isto significa que o homem representa um mundo em si mesmo. Um mundo análogo ao grande mundo, o Macrocosmo. Mas o senhor dá ao homem o nome de Tritocosmos, isto é, de terceiro mundo. Por que terceiro? O primeiro é o Protocosmo; o segundo é o sol ou Deuterocosmo. Por que é o homem o terceiro cosmo ?

– É difícil explicá-lo hoje, respondeu G. Compreenderá isso mais tarde.

– Mas o senhor quer realmente dizer que o conceito de Microcosmo não pode ser relacionado com o homem? perguntou uma das pessoas presentes. Isso transtorna estranhamente a terminologia.

– Sim, disse G. O homem é o Tritocosmos. O Microcosmo é o átomo ou melhor — buscava a palavra — o micróbio. Mas não se detenha nessa questão. Tudo isso será explicado mais tarde.



Outras páginas do capítulo