XXIII A quarta estadia pessoal de Belzebu no planeta Terra [RBN I-23]

GURDJIEFFRELATOS DE BELZEBU A SEU NETO

Resumo a partir da versão em inglês publicada em 1950

LIVRO I (pgs. 268-314)

RBN I-22 => XXIII A QUARTA ESTADIA PESSOAL DE BELZEBU NO PLANETA TERRA => RBN I-24
*Através de uma recíproca amizade, desenvolveu-se uma «subjetiva troca de opiniões» com amigo-esseral Gornahoor Harharkh
**Devido aos relatos de B em suas conversas, surgiu o interesse crescente de Gornahoor Harharkh na estranha psique do entes tricerebrais do planeta Terra
**Convite de B para Gornahoor Harharkh acompanhá-lo do planeta Saturno ao planeta Marte
**Em sua estadia no planeta Marte Gornahoor Harharkh concebeu o Teskooano, ou seja, o telescópio graças ao qual o observatório de B se tornou particularmente famoso através do Universo.
***Este Teskooano é de fato um maravilha da Razão-esseral, na medida que aumenta a visibilidade de concentrações remotas de até 7.285.000 vezes, durante certos processos em substâncias cósmicas nas atmosferas cercando quase todas as concentrações cósmicas, assim como durante certos processos no Etherokrilno cósmico das esferas inter-espaciais.
***Graças a este Teskooano B era totalmente capaz, enquanto sentado em sua casa em Marte, de observar quase qualquer coisa que procedia naquelas partes da superfície de outros planetas deste sistema solar, que no processo do que é chamado o movimento-sistêmico-geral, estava no tempo dado dentro da esfera de visão de seu observatório.
**Juntos observando a existência dos favoritos de Hassein, um fato levou ambos a uma séria troca de opiniões, que assim acabou levando B a esta quarta estadia no planeta Terra para capturar «macacos» e trazê-los para Saturno para se conduzirem experimentos elucidativos a respeito de uma questão crucial para estes entes tricerebrais terrestres.
*A questão da descendência do homem do macaco ou vice-versa
**A «agitação da mente» a respeito da origem desses macacos ocorreu entre os entes tricerebrais pela primeira vez quando seu «centro-de-cultura» era Tikliamish, a partir da presunção de um certo ente erudito de nova formação chamado Meniktel.
**Este Meniktel compôs uma obra massiva e erudita a respeito da origem dos macacos, uma teoria elaborada com todo tipo de «prova lógica», mas provas essas apenas para as Razões dessas anomalias que interessam a Hassein. Sua teoria afirmava que os «companheiros macacos» deles descendiam nem mais nem menos daquelas «pessoas que se tornaram selvagens». Isto foi assim tomado por crença de todos então, sem qualquer criticismo-esseral, e assim este assunto veio a ser uma questão que agitava a estranha Razão dos entes tricerebrais do planeta Terra.
***Graças a esta ideia maleficente fixou-se nos instintos da maioria desses desafortunados desse período outra anormalidade que começa a engendrar em suas presenças comuns um sentimento falso de que estes entes-macacos seriam presumivelmente «sagrados».
**Quando a «existência aculturada» foi concentrada no continente chamado Europa, e quando o tempo da manifestação intensa máxima da peculiar doença chamada «presunção», tinha de novo voltado — doença esta por sinal que já tinha muito antes se tornado sujeita a lei cósmica fundamental de Heptaparaparshinokh, de acordo com a qual tinha, quanto à intensidade, também de funcionar com uma certa periodicidade — então, para lamento dos entes tricerebrais de todo o universo, essa questão do macaco ressurgiu e voltou a ser uma parte da presença da Razão anormal do favoritos de Hassein.
**Novo estímulo para a retomada da questão graças a um ente erudito de nova formação, chamado Darwin; e sua teoria baseada sobre a mesma lógica, mas provando exatamente o oposto do que Meniktel disse, ou seja, provou que o homem é que descende do macaco.
**B desenvolve uma longa explicação sobre a genealogia dos macacos, onde um não descende do outro e o outro não descende do um.
***A genealogia dos entes-macacos é posterior à segunda perturbação Transapalniana. As causas do surgimento destes entes «mal-concebidos» como de outros eventos mais ou menos sérios em um sentido objetivo, são sempre pelo menos duas principais:
****a falta de previsão da parte de certos Indivíduos Cósmicos Mui Altos, Mui Santíssimos, e por conseguinte das consequências das propriedades do maleficente órgão Kundabuffer
****as condições anormais de existência-esseral estabelecida pelos entes tricerebrais do planeta Terra
***A explicação da genealogia dos entes-macacos é longa, e seguramente guarda em suas imagens contundentes, mensagens a desvendar de um ensinamento sobre: a sagrada substância Exioëhary, seu uso indevido para o simples prazer, em lugar de seu justo uso para o desenvolvimento dos corpos superiores e para a procriação e continuação da espécie; o resultado da união sexual entre macho-fêmea, inclusive homem-mulher; a natureza dos entes-macacos, sua aparência facial e sua psique.
*Descida no Mar Vermelho, visita ao Antigo Egito
**A estória da formação do Antigo Egito com a participação da Sociedade Akhaldan
**Descrições e explicações das construções notáveis do Antigo Egito, especialmente seus «observatórios»
***Apologia dos astrólogos de então e de sua decadência nos astrônomos contemporâneos
***Descrição e explicação da Esfinge como monumento denominado «Consciência», emblema da Sociedade Akhaldan
*Estória da Sociedade Akhaldan fundada em Atlântida por Belcutassi; sociedade cujo título expressava a seguinte concepção: «O esforço para se tornar ciente do senso e meta do Ser dos entes».