GURDJIEFF — RELATOS DE BELZEBU A SEU NETO
Resumo a partir da versão em inglês publicada em 1950 (páginas 56-65)
LIVRO I
RBN I-2 => III A CAUSA DO ATRASO NA QUEDA DA NAVE KARNAK => RBN I-4
resumo
- Capitão pede o conselho de Belzebu pois um cometa deve cruzar o curso da nave Karnak deixando um rastro perigoso
- A esteira do cometa deixa Zilnotrago (acido ciânico) que entrando no corpo planetário desorganiza suas funções, até o Zilnotrago ser volatilizado para fora do corpo
- Esperar a dissolução da esteira ou dar uma grande volta para evitá-la
- Apresentação de Mullah Nassr Eddin e seus dito sapienciais
- “Não se pode pular seus próprios joelhos”
- “É absurdo tentar beijar seu cotovelo”
- Não há o que fazer quando um evento eminente faz surgir forças imensuravelmente maiores do que as nossas: devemos nos submeter…
- Aproveitemos a espera da dissolução da cauda do cometa, para falarmos sobre as naves contemporâneas e nossa nave em particular
- Alegria de Hassein de desfrutar deste momento, causa discussão com Ahoon sobre possível egoísmo de sua parte.
- Hassein: no sistema solar onde Belzubu passou tantos anos habitam seres tri-cerebrais? Corpos-superiores-de-ser podem se desenvolver ali?
- Corpos-superiores-de-ser, ou como se chamam em alguns destes planetas do sistema solar, almas, surgem em seres tri-cerebrais procriando em todos os planetas exceto aqueles não alcançados pelas emanações de nosso “MUI SANTO SOL ABSOLUTO”, devido a deflexões repetidas, que gradualmente fazem perder a plenitude de seu poder e eventualmente cessar inteiramente o poder vivificante para revestir corpos-superiores-de-ser.
- Corpos planetários de seres tri-cerebrais são revestidos e tomam uma forma exterior em conformidade com a natureza do dado planeta e são adaptados em seus detalhes à natureza circundante
- Descrição dos seres planetários em cada planeta do sistema solar
- Chegada do capitão, início da apresentação das naves e seus sistemas de propulsão
Orage
O capitão entrou para pedir o conselho de Belzebu e disse: Prevejo que na linha de nosso progresso um cometa passou. Se continuarmos em nossa linha de progresso, entraremos em seu caminho e nos depararemos com o gás deixado por ele, que é sempre prejudicial aos nossos corpos. Ou seja, o capitão (sempre o bom senso) diz que se essa discussão continuar (sobre Vênus), ela prejudicará Hassein. Então Belzebu diz que podemos parar ou desviar. Mas se fizermos o desvio, isso significará um desgaste para o navio. Portanto, vamos parar, pensar e instruir Hassein. Você vai e dá as ordens necessárias e volta. Gostaria que você me falasse sobre naves — isso significa uma comunicação entre centros, métodos e veículos para mudanças psicológicas. Há um terceiro tipo de nave entre os sistemas solares, ou seja, entre a autoconsciência e a consciência cósmica.
Eu poderia dizer, por exemplo, que as naves trans-solares, em minha juventude, gastavam quase metade de sua energia para transportar suprimentos e combustível. (Ou seja, os monges etc. na juventude de Gurdjieff gastavam sua energia em movimentos. O tipo de nave que Buda projetou foi imediatamente substituído por uma nave inferior). Enquanto essa nave é tão simples que poderíamos pensar que estamos em um dos planetas (ou seja, o behaviorismo, por exemplo, pode parecer semelhante a esse método, pode ser confundido com um método planetário, um estado de espírito, uma religião ou o que quer que seja).
Belzebu diz a Hassein: “Pergunte-me o que quiser” (o que você perguntaria?) Hassein diz: Você me falou tanto sobre o sistema solar em que já esteve, que estou muito curioso. Diga-me, existem seres lá?
Belzebu disse: Sim, há seres que têm a potencialidade de possuir ou se tornar almas. É claro que a forma externa difere nos vários planetas. Ou seja, a evolução determinou nossa forma particular — há uma certa química neste planeta como em nenhum outro planeta e, portanto, somos diferentes. Se você estivesse em um planeta diferente, poderia se encontrar em uma forma realmente diferente. Estou falando de um planeta de modo bem realista.
Hassein está olhando para um mapa de si mesmo, mas Belzebu está olhando para um mapa cósmico. Portanto, quando Belzebu diz “sistema solar e planetas”, Hassein pensa em “plexo solar e humores”. Por exemplo, em Marte, os seres são revestidos na forma de uma corona, ou seja, tronco grande, duas asas grandes, duas pernas, olhos tão brilhantes que podem iluminar a escuridão e asas tão fortes que podem levá-los até mesmo para além da atmosfera de seu próprio planeta. Asas; imaginação, olhos; ver — compreensão.
Encarnar — uma forma neutralizante fornecida por uma mãe é revestida em uma essência tricêntrica.
Há também um pequeno planeta nesse sistema solar chamado lua — de segunda ordem. Eu a observei de meu observatório. (O que é lua em você?) Os seres de lá têm espírito muito forte e corpos muito fracos. O ar é tão frio que a respiração se congela imediatamente e, no dia seguinte, é tão quente que é possível cozinhar ovos em uma pedra. Imediatamente além dele há um planeta chamado Terra. Nesse planeta também existem seres chamados homens, muito parecidos com nós mesmos, mas com a pele um pouco mais viscosa. Eles não têm cauda, nem chifres, nem cascos, inventaram botas, mas não servem para nada — (ou seja, chifres = vontade, cauda = consciência, cascos = individualidade). Mas nós inventamos sapatos, botas = personalidade. Nossa individualidade é sensível, demonstra ternura. Se seu exterior é tão pouco atraente, você pode imaginar sua condição psicológica. Isso se deve às condições externas que só existem lá. Em nenhum outro lugar do universo as condições são tão miseráveis quanto neste planeta Terra.