GURDJIEFF — RELATOS DE BELZEBU A SEU NETO
Resumo da tradução inglesa de 1950
RBN III-41 => XLII BELZEBU NA AMÉRICA => RBN III-43
- Um homem de negócios americano e sua dedicação a seus negócios de dólar
- Esses entes tricerebrais, especialmente os contemporâneos, que constituem a população raiz desta parte da superfície de teu planeta, estão em geral quase todos ocupados somente com estes negócios de dólar.
- O restaurante em Nova York; um menu de mais de 70 pratos, onde em um simples cozinha usando uma panela e enlatados se fazem os pratos.
- A «encantação» do Professor Kishmenhof: uma sopa de galinha na qual se tem uma sopa fervendo e uma galinha correndo pela cozinha; multiplicação de garrafas de uísque pela proximidade com uma garrafa de legítimo uísque e certo «encantamento»
- Apesar da «lei seca» o consumo de álcool aumentou e ficou equivalente ao de ópio em Maralpleicie
- A escola de línguas de Mr. Chatterlitz; aprendendo algumas poucas palavras em inglês é possível se desembraçar e até aparentar conhecer bem a língua americana; alternativa falar imaginando ter uma batata quente na boca.
- B encontra o Sr. Bellybutton em Chicago; B é levado a diferentes «parties» cada uma com um propósito: contar piadas, nammorar, etc.
- Os matadouros de Chicago e a propaganda enganosa; a lamentável perda do sentido crítico e de discriminação dos entes tricerebrais
- A maléfica invenção das «confortáveis» privadas e seus assentos dificultam a eliminação natural dos resíduos do metabolismo do primeiro alimento-esseral
- O apêndice e sua importância nesta eliminação dos resíduos
- A civilização tikliamishiana e o sofá-cama confortável que servia também para a eliminação dos resíduos
- A preservação do primeiro alimento-esseral e sua aplicação no processo de existência-esseral pelos entes deste grupo contemporâneo, América, que em tempos recentes se tornaram para a estranha Razão dos entes de todos os continentes,por assim dizer, «objetos de imitação», principalmente por conta simplesmente do fato que eles foram supostos ser os primeiros em seu planeta a inventar tal uso-esseral beneficente e conveniente, a saber, no caso dado, o dispositivo de alimentação deles mesmos com produtos preservados, graças aos quais eles poupam tempo.
- Já os antigos tinham experimentado e abandonado qualquer forma de preservação do primeiro alimento-esseral, por sempre deteriorarem com o tempo se tornarem sem valor para seu primeiro-alimento. Exemplo de Maralpleicie.
- Nenhum dos métodos experimentados do passado, no entanto, foram mais maléficos para os entes como este método inventado pelos entes contemporâneos do continente América, a saber, a preservação de produtos em finas latas exsudando veneno.
- Na Ásia ainda se usa a gordura da cauda do carneiro para preservação de seu primeiro-alimento, e a forma cosida e assada também como preservação.
- Quando um produto é cosido ou assado, é induzido um artificial que é chamado «fusão química» dos vários elementos ativos dos quais a massa fundamental do dado produto consiste, fusão graças à qual muitos elementos ativos úteis para os entes permanecem nos produtos por um tempo comparativamente mais longo.
- O trigo americano e a prosphora, cuja preparação é um bom exemplo de uma «permanente fusão de elementos».
- Na prosphora a cristalização de substâncias cósmicas é também obtida de acordo com a lei de Triamazikamno, as substâncias das seguintes três relativamente independentes fontes servindo como as três forças desta lei sagrada, a saber: a santa afirmação dou princípio ativo é a totalidade daquelas substâncias cósmicas compondo o que os teus favoritos chamam «água»; o princípio negante ou passivo é a totalidade das substâncias compondo o que os teus favoritos chamam a «farinha» obtida do divino grão de trigo; e a santa reconciliação ou princípio neutralizante é a substância originária ou obtida como o resultado da assadura, ou, como teus favoritos dizem, do «fogo».
- Cada uma das substâncias obtida uma vez retiradas de sua origem, iniciam sua decomposição; mas graças a sua mistura e assadura pelo fogo, ocorre uma «permanente fusão de substâncias», cuja resultante, a prosphora ou pão, resistirá ao impiedoso Heropass.
- Segundo Bloor, prosphora é o plural do grego prosphoron, que significa «oferenda». A palavra é usada para pequenas fatias de pão fermentado que são usados nas liturgias dos cristãos ortodoxos.
- O conto do Irmão Asiman e sua descoberta de meios para minimizar tanto quanto possível o tempo gasto nesta necessidade-esseral de alimentar-se do primeiro-alimento
- Resultados danosos evidenciados em sua experiências levaram-no a abandonar a busca e destruir a fórmula obtida
- A segunda causa de desarmonização gradual dos entes conteporâneos do continente América: a função do sexo
- A não limpeza de seus órgãos sexuais e a disseminação da doença venérea na Europa e na América
- O jovem persa e o costume de abdest
- Prostituição, «mulheres fêmeas» e «mulheres mães»
- Explicação de B sobre os alutares costumes estabelecidos pelos fundadores de religiões
- Descrição dos costumes de Sooniat (circuncisão) e Abdest
- O jejum em determinadas épocas do ano, por exemplo na Quaresma
- O concelho Kelnuaniano debate a questão da carne animal na alimentação e estabelece o jejum da carne animal e de produtos derivados de animais em certas épocas do ano para minimizar os efeitos negativos destes alimentos acentuados nestas épocas
- Costumes de auto-fumigação
- O conto de Sonya e o lesbianismo
- O conto de Izabel-Maria
- B senta e pondera no café Childs sobre as perspectivas não só para os entes tricerebrais do continente América, mas para todos os entes do planeta, dado a condição de prestígio do continente América no atual fluxo do Heropass, e levando em conta o que certos altamente sagrados Indivíduos caracterizaram com as palavras «a fonte periódica fundamental de origem de novas causas de anormalidade» é representada justamente pelos entes deste novo grupamento, América.